segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Voto de Pesar pelo Regicídio!

Consciente dos factos históricos e não querendo mudar a história, venho aqui declarar um voto de pesar pelo Regicídio ocorrido no dia 1 de Fevereiro de 1908.
Pensava, que não seria necessário faze-lo por aqui, pois a Assembleia da República o faria, sendo ela composta pelos representantes do povo. Mas, infelizmente enganei-me.
Sou republicano, acima de tudo democrata, e por isso mesmo acho que é uma falta de bom senso não ter sido aprovado um voto de pesar no Parlamento. Se todos os que lá estão são democratas porque não o fizeram? Têm medo do quê? Que a monarquia volte?
A monarquia vigente na epoca do regicidio não era uma ditadura, assentava na Carta Constitucuinal de 1826, que não era tão liberal como a Constituição de 1822 e de 1838, mas tinha os poderes divididos, sendo que o poder legislativo cabia á corte (Camara dos deputados e camara dos pares, ainda que por volta de 1907 o poder legislativo estivesse na posse do governo até novas eleições, mas não na posse do Rei), o poder judicial aos tribunais, o executivo pretencia ao Rei, exercido em conjunto com os ministros de Estados, e ainda havia o poder moderador, esse sim, já um poder que centralizava a governação, que pertencia ao Rei.De qualquer maneira, não vivíamos numa ditadura, pelo que esta desculpa não pode ser apresentada por muitos deputados que votaram contra o voto de pesar.
Outro das desculpas que eu ouvi foi que votar a favor era dar um "voto contra a República", isto não tem qualquer lógica, pois o texto contido no voto de pesar que se ia votar não enaltecia a Monarquia, era apenas um voto de pesar por os 100 anos da morte de um chefe de estado e de seu filho, depois eu acho incrível como a República de hoje em dia se revê na República saída da Constituição de 1911, uma replublica frágil, absurda, em que quase todas as semanas havia um governo novo, que só pôde ser mesmo parada através de um golpe de estado militar. Eu revejo-me na República saída do 25 de Abril, tenha ela os defeitos que tiver, é preciso ver que República é um termo muito pluralizado, que a Constituição de 1911 e 1976 sendo as duas republicanas, têm diferenças muito vincadas.
Para finalizar, como democrata faria todo o sentido que este voto de pesar tivesse sido aprovado, quem é democrata aceita e respeita as diferanças, é tolerante e como consciente da historia tem de saber honra-la, pois D.Carlos não foi o unico Rei que Portugal teve, Portugal teve reis desde 1143, antes mesmo da independência teve reis visigodos, por isso, devia-se ver este voto de pesar como um respeito pelas monarquias que vigoram seculos e séculos em Portugal e que apesar de estarmos orgulhosos de sermos republicanos, temos de concordar que a Monarquia em certas épocas deu muito a Portugal.

1 comentário:

Cristiano Dias disse...

Caro Republicano, Democrata,

Não posso, desde logo, deixar de concordar com as suas afirmações. Este foi mais um daqueles episódios no mínimo embaraçosos que este poder político visa criar e recriar.

Toda esta situação leva-me, em primeiro lugar, a concluir que a esquerda só se lembra da nossa história quando lhe convém. Senão vejamos: O voto de pesar foi chumbado pelo Ps, Pcp e BE. Fundamento? "não compete à Assembleia da República acertar contas com a história"- diz Fernando Rosas. Uma mera e simples questão: Os festejos do 25 de Abril servem, neste caso, para acertar as contas com a história?

Bom, cheira a oportunismo, a hipocrisia, a instinto falacioso da esquerda deprimida. No fundo, isto não é mais do que uma forma subtil de tentar calar a história; quando se está no poder, conduz-se as coisas à maneira pretendida.

Enfim, esperemos pela próxima trapalhada...

Cristiano D. - um republicano, um democrata, mas, sobretudo, alguém que não votou neste poder político que temos.