segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Desvarios socialistas

Esta última semana foi fértil em alguns, dos já conhecidos, desatinos socialistas. Destaco três.
Em primeiro, não podia deixar de comentar as teses apresentadas no congresso do PCP, em que, Laos, China, Coreia do Norte, Cuba e Vietname são apresentados como países modelos para os comunistas. Convém fazer uma breve resenha histórica sobre estes cinco países. O Laos é um pais muito pobre, que vive essencialmente á base da agricultura. A democracia não existe, havendo um regime de partido único (o partido comunista). Mesmo assim, desde 1986, tem vindo a abrir a economia, para promover a economia privada (estes horrores capitalistas), e têm vindo a ter melhorias. A china, apesar do abandono do socialismo de mercado, continua a ter partido único e os direitos humanos a serem constantemente atropelados. A Coreia do Norte é o pior caso, pois é o único que continua com a economia totalmente fechada, há atropelos constantes aos direitos humanos e o país tem de receber constantemente ajuda alimentar da ONU, para a população não morrer á fome. Cuba continua a não ter melhorias ao nível dos direitos humanos, tendo um grande problema com presos políticos, a democracia é inexistente, mas desde a entrada de Raul Castro a economia tem vindo a recuperar (lá está, com maior abertura virada para a iniciativa privada). Por último, Vietname, apesar de melhorias devido á abertura da economia, continua sem democracia e muita gente continua no limiar da pobreza. Conclusão: todos estes países são ditaduras, têm muito pobreza, e muitos deles, para aliviar a miséria das suas populações, abdicaram de um dos bastiões do comunismo, a economia central planificada. Isto demonstra um PCP cada vez mais fechado sobre si mesmo, que nunca podia deter o poder.
Em segundo lugar, temos mais uma vez Chavéz, a tentar ficar no poder indefinidamente. No seu discurso de comemoração de 10 anos no poder, Chavéz anunciou que quer mudar a constituição, para poder ser reeleito indefinidamente. Já se adivinhava isto, depois da derrota no referendo.
Por último, temos a China a dizer que França “vai pagar” por Sarkozy se ter encontrado com o líder espiritual Dalai Lama. A China já devia ter percebido que a União Europeia não cede a chantagens e aprender um pouco com a tolerância que o líder espiritual tibetano tem para com um país que os massacra.
Enfim, continuamos assistir às aventuras dos socialistas…Assim não há moral que os valha.