segunda-feira, 31 de março de 2008

Honra á Poesia

O dia mundial da Poesia foi no passado dia 21 de Março, pelo que não posso deixar de apresentar um pequeno poema, como amante de poesia, para assinalar a data...

SONHO INACABADO…

Eras linda com o momento…
Momento belo, de felicidade que tive
Nem com mil anos se vive
Tal acontecimento sem tormento

Momento ansiado…
Qual dia não era pregado?

Aproximei-me devagar…
Por momentos não vivi
Coração parou…

Nadei nos teus lábios…
Doces como o açúcar que inventei
Só para ti, porque és única, eu sei…
Eu sei, sinto, descobri
És o meu amor!

És? Eras? Mas que dor!
Afinal…afinal sou um sonhador!
Deram-me felicidade eterna…
E assim… prefiro viver a sonhar
Do que cantar…
Um sonho inacabado...

quinta-feira, 6 de março de 2008

Conflito na América Latina

Seguindo as notícias com atenção e preocupado com as evoluções dos acontecimentos, venho dar a minha opinião sobre o conflito (por enquanto diplomático) que decorre na América Latina.
Analisando do ponto de vista jurídico, através do Direito internacional, á primeira vista podemos concluir que a Colômbia esteve mal num aspecto, que foi o de proceder a acções militares em território de outro estado, sendo que a integridade territorial é uma norma de jus cogens (normas imperativas de Direito Internacional, que estão acima de todas as outras). Mas, depois de o computador de Reyes (militar das FARC) ter demonstrado que o Equador e a Venezuela andam a cooperar e a financiar a organização terrorista, que vive essencialmente dos raptos e narcotráfico (esta demonstração foi feita por a revista SEMANA, uma revista colombiana, em edição extraordinária), desde logo dou razão ao Presidente colombiano. É inadmissível que depois de declarações do Presidente venezuelano e do Presidente equatoriano (este disfarça melhor) a dizer que não apoiam as FARC vir-se a descobrir totalmente o contrario. E preciso referir que Uribe até agora tem actuado bem, não respondendo ás ameaças da Venezuela, ameaçando, e bem, interpor um processo judicial no Tribunal Penal internacional, por esta financiar terroristas e por se meter em assuntos interno do Estado Colombiano.
Se estivermos atentos ao comportamento do Presidente da Venezuela, Chavéz, conseguimos vislumbrar muitas acções em que vai de encontro ao Plano Guiacaipuro mencionado na Revista. Nestes últimos tempos, Chavez, já concedeu ás FARC os estatuto de rebeldes beligerantes (parecido ao estatuto que tinha o MPLA ou a FRELIMO) , tem constantemente levado a cabo acções para ter apoio popular e destabilizar o governo de Uribe (sendo parte nas negociações de reféns com as FARC), e agora por fim a sua ultima acção, sendo esta a mais ousada, e sem qualquer sentido, pois foi no Equador que se deu o incidente e não na Venezuela, que é o de por tropas nas fronteiras com a Colômbia. Só falta mesmo a última parte, que é a da invasão, com a ajuda, como ainda se refere a revista (nem que seja só operacional) do Equador, Bolívia, Cuba e Nicarágua...Enfim, citando “Foreign Policy”, estes regimes antes falhadas e agora renascidos, mas sem a sombra da passada URSS, são autênticos “Regressos dos idiotas”.
Para finalizar, só espero que este conflito cesse por aqui, pois seria grave um conflito naquela parte da região, já de si tão necessitada de tudo, mas não de guerra.