sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Lobo Antunes: forever

Venho hoje escrever sobre um homem que marcou a minha vida, sobretudo do ponto de vista literário, mas não só,há coisas em que vai muito para além disso.
Primeiro não o compreendi, confesso que peguei no primeiro livro dele porque parecia estar na moda ler o Lobo Antunes e lá fui eu, com a carneirada (detesto esta expressão),e não segui o bom e velho conselho dos ingleses de não avaliar um livro pelas capas... Bem quem ler o texto até aqui há-de pensar que isto é um manifesto anti-L.A., mas engana-se caro leitor(se é que haverá algum leitor), engana-se, porque de facto o meu primeiro contacto com este monstro da escrita em Portugal foi um tanto obtuso, é verdade, por falta de comunicação, eu ainda não tinha percebido o autor, ainda não tinha sido contagiada pela sua doença. Porque quem lê e percebe realmente um livro do Lobo Antunes tem de estar doente,ou pelo menos tem de entender a doença do autor; começar um livro deste senhor é como começar a ter febre,que aumenta à medida que se avança na leitura e que pode chegar a casos graves(e é quando dá mais gozo!),casos em se tem alucinações que se notam bem na repetição intensa das frases,uma e outra vez,para que fiquem bem marteladas na nossa cabeça,para que não seja ele o único a sofrer a dor brutal que é pôr aquilo tudo cá para fora,e andar a arrastar os dias e a perguntar à sorte quantos é que faltam para que aquele parto interminável cesse de uma vez.Sim, porque ninguém escolhe ser escritor,já se nasce escritor,não se tira nenhum curso e não há melhor professor que a própria vida.
Tudo isto ficou muito mais claro depois de ler as Cartas da Guerra, mergulhar no mais profundo e íntimo da vida do autor ajudou-me a perceber tudo o que significam para ele os seus livros,bem como o longo caminho que teve de percorrer para chegar onde está.Não só como escritor, também como homem. Não gosta de dar entrevistas?Percebo perfeitamente, está tudo nos livros! São auto-retratos feitos "sob o manto diáfano da fantasia"....

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Parabéns Dr.Marinho Pinto

Sendo este um blog fundado por dois amantes do direito, que pretendem ser futuros juristas, não podia deixar de referir a eleição do Bastonário para a a Ordem dos Advogados.
A eleição recaiu sobre o Dr.Marinho Pinto, formado em Coimbra, tendo também a carteira de jornalista. Confesso que ao ver o primeiro debate entre os quatro candidatos na Faculdade de Direito de Lisboa, facultado pela AAFDL, foi o que criou menos expectativa, sendo também este sentimento partilhado por muitos dos meus colegas. Naquela altura criou-se um entusiasmo maior á volta do Prof.Menezes Leitão (muito devendo-se ao facto de ele ser Professor Catedrático da faculdade onde decorria o debate) e também á volta do Dr.Garcia Pereira, com um populismo muito apelativo para os alunos. O Dr. Marinho Pinto teve, de certa forma, um discurso rude, provocador, criando um certo alarmismo nos alunos pela forma como prestigiar a Ordem.
Mais tarde, vendo mais debates, entrevistas e opiniões sobre o Dr.Marinho Pinto, a minha opinião começou a mudar e o tema pela qual ele alarmou os alunos passou a ser considerado por mim uma das suas grandes medidas.
Entre outras formas, o já eleito Bastonário da Ordem pretendia restringir o acesso á Ordem dos Advogados com um nível de exigência alto e restrição de entradas (em paridade com o que acontece no CEJ), como uma forma de a prestigiar. Concordo plenamente com esta medida, pois a actividade forense sempre foi uma profissão nobre, mas nos últimos anos têm-se assistido a uma "avalanche" de licenciados em Direito vindos de privadas sem qualquer nível de exigibilidade e condições que, como o Dr.Marinho Pinto disse, são meros escritórios onde se dão licenciaturas. Já que o Governo não controla esta situação, a Ordem tem de tomar medidas e não se deve ter medo, pois quem tiver qualidade e amar e profissão mais cedo ou mais tarde vai exerce-la.
Pela finalizar, espero sinceramente que o Dr.Marinho Pinto tenha sucesso. Não me vou alongar em mais assuntos, pois não sou a pessoa indicado para falar deles e quis sim dar a minha opinião sobre o tema que mais diz respeito aos alunos (já que ainda somos meros aprendizes de juristas). Resultados da Eleição:

Marinho Pinto-7265 votos
Magalhães e Silva-4366 votos
Menezes Leitão-2973 votos
Garcia Pereira-2205 votos